Dicas de Atividades

Pluviômetro artesanal + plano de aula:

   Olá, professora(or),

   Sugerimos o uso do vídeo, abaixo, com seus alunos do primeiro ciclo do fundamental, pois o material é de curta duração e tem como objetivo tirar pequenas dúvidas e curiosidades sobre meteorologia/climatologia.

Fonte: Material produzido pelo Cento de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Instituto Espacial de Pesquisar Espaciais (INPE). Série Vídeos Educacionais.

http://videoseducacionais.cptec.inpe.br/mp4/turminha-cptec-em-tempo-clima.mp4

   Boa aula!

Como fazer

Plano de aula

Jogo "Imagem e Ação Geográfico":

   Este jogo consiste em facilitar o ensino da geografia física com a aplicação de jogos em sala de aula. 

   Pautado no jogo Imagem & Ação, os fenômenos da geografia física estudados no sexto e sétimo ano de escolaridade ganharão forma através do desenho, possibilitando por meio do lúdico a representação desses fenômenos, não ficando somente no campo teórico e distante de visualização e reconhecimento. 

   Sendo assim, ajuda no reconhecimento visual das espacialidades vivenciadas e não vivenciadas, colaborando para um melhor manejo do mesmo.

 

WhatsApp Image 2019-07-08 at 20.27.00.jp

Jogo "Imagem e Ação Climatológico":

 Este jogo é de interpretação, no qual um fenômeno da climatologia será desenhado por um estudante e seu grupo terá que tentar adivinhá-lo.

 O objetivo do jogo é facilitar a compreensão dos conteúdos climatológicos através do lúdico, portanto, é de extrema importância que o professor seja peça ativa no jogo no sentido de supervisionar, auxiliar, orientar e estar sensível às dúvidas que surgirem durante a aplicação do jogo.

 Divirtam-se Ensinando e Aprendendo!

Catálogo de Amostras de Minérios (em construção):

   O acervo do curso de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ – FEBF) é composto por conjunto de rochas ígneas vulcânicas, ígneas plutônicas, metamórficas e sedimentares onde foi confeccionada uma Litoteca a partir da coleta de amostras de minerais e rochas em diferentes regiões. O acervo atual conta com contribuições de colegas de diversas instituições, do acervo próprio doado pela docente coordenadora do projeto Andrea Paula de Souza, e dentre os minerais componentes do acervo, têm-se: talco, calcita, gipsita, fluorita, apatita, quartzo, topázio, coríndon, turmalina, pirita, zircão, hematita e feldspato, dentre os quais nove fazem parte da escala de Mohs e compõem kits utilizados em aulas práticas e para empréstimo para discentes e docentes da própria universidade e também para professores e alunos da educação básica da rede pública e privada.

WhatsApp Image 2019-09-24 at 12.24.53.jp
Arquivo do catálogo